quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Orgulho ou medo?

Quando eu era adolescente eu li Memorias póstumas de Brás Cubas, mas eu creio que agora os adolescentes terão que ler Memorias quase póstumas, uma obra bem diferente do autor clássico.
todos os dias eu leio as noticias do Brasil e cada vez eu fico mais e mais horrorizada com a falta de vergonha, a impunidade, violência, descaso e abandono em que se encontra o meu pais.
será que é orgulho dizer que sou brasileira? Tem horas que sinto receio de dizer tal besteira... ainda mais depois da quantidade de show de horror que tivemos nos ultimos anos. nesse ultimo ano quantos não foram? o menino arrastado pelo carro, mensalão, cueca de dinheiro, acidente aéreo, caos aéreo, um presidente calado e desinformado.
Não nego que o Brasil é soberano, maravilhoso, lindo e que tem o melhor povo do mundo em materia de alegria e criatividade, mas o que estamos fazendo com nos mesmos? Quando deveríamos ter orgulho de falar e gritar para todos (principalmente aqui fora): SOU BRASILEIRO!
O que eu faço é me calar, assim como meus compatriotas que estão ai na terrinha amada. Devo sentir orgulho? Medo? Ou Vergonha?
Não deveria ser diferente?

Nenhum comentário: